Saúde em Pauta

Medicina Preventiva

Esta seção é apenas informativa e não deve ser utilizada para fins de autodiagnóstico ou automedicação. Consulte seu médico regularmente.

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Nutrientes dos Alimentos

Os nutrientes são os produtos que obtemos depois da transformação dos alimentos no nosso organismo. Cada nutriente possui sua função específica, sendo essenciais ao crescimento e à vida. Os principais nutrientes dos alimentos que ingerimos são:


Proteínas: são a base estrutural do nosso corpo e são indispensáveis para a formação e crescimento dos músculos, órgãos, pele e ossos.  Além disso, também fornecem energia. São encontradas na carne, aves, peixe, ovos, produtos lácteos e soja. 

Carboidratos: fornecem o combustível que o nosso corpo precisam para as suas atividades diárias. São os açúcares e o amido (arroz, batata, massas e pão). 

Gorduras ou lipídios: fornecem energia, entram na constituição de todas as estruturas celulares do nosso corpo, fornecem os ácidos graxos essenciais, auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E e K e ainda melhoram o sabor dos alimentos, sendo encontrados no azeite, manteiga, óleos vegetais, frutos secos oleaginosos, ovos e carnes gordas. 

Vitaminas: são nutrientes indispensáveis para o crescimento e para a manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia, mas são essenciais em pequena quantidade para regular muitos dos nossos processos metabólicos. Têm funções diversas e específicas e encontram-se numa grande variedade de alimentos de origem animal e vegetal.

Sais minerais: são substâncias que não fornecem energia, mas que são indispensáveis ao organismo humano em pequenas quantidades. Esses nutrientes são importantes para a conservação e renovação dos tecidos, para o bom funcionamento das células nervosas (neurônios) e participam de muitas reações químicas que ocorrem no organismo. Estão presentes em muitos alimentos de origem vegetal e animal.

Água: é a substância que existe em maior quantidade no corpo humano, representando cerca de dois terços do nosso peso corporal. Por esse motivo, é o nutriente necessário em maior quantidade. Embora não forneça energia, a água tem muitas funções, como o transporte de nutrientes e outras substâncias no corpo humano, servir como meio onde ocorrem muitas reações químicas do organismo e ajudar a manter a temperatura corporal.


Lembre-se: a saúde depende de uma boa e equilibrada alimentação. Consulte um nutricionista.


Dia Mundial da Saúde: 07 de abril

Dia Mundial da Alimentação: 16 de outubro

Dia Panamericano da Saúde: 02 de dezembro



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